08/03/2011

O Consumo de Carne e o Aquecimento Global



O aumento da ingestão de carne no planeta preocupa ambientalistas em todo o mundo. A produção global pulou de 71 milhões de toneladas em 1961 para alarmantes 284 milhões em 2007. Mas o que uma coisa tem a ver com a outra?

Com o aumento da demanda de carne, os criadores têm queimado cada vez mais a vegetação nativa de regiões como a Amazônia para a abertura de pasto e plantação de soja, principal componente da ração bovina.

 Outro fato curioso é que, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), os bovinos produzem ainda mais gases causadores do efeito estufa que os carros. Os gases expelidos pelos animais e seus dejetos, metano e protóxido de nitrogênio, são mais nocivos ao meio ambiente que o gás carbônico, CO2.

Os especialistas recomendam uma redução do consumo de carne para 50 gramas por dia. Atualmente, o consumo médio mundial gira em torno de 100 gramas por pessoa. Mudar hábitos alimentares é uma atitude responsável de quem se preocupa com o futuro do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário