08/03/2011

Meditação e Saúde



No Instituto Mente/Corpo da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, o médico Herbert Benson já receita 20 minutos de meditação, duas vezes ao dia, aos seus pacientes. Há trinta anos, o médico realiza pesquisas sobre os efeitos da técnica. Meditar alivia também os efeitos de doenças crônicas e tratamentos químicos fortes, como os de câncer. Para Benson, entre 60% e 90% das doenças podem ser curadas pela mente.

Os componentes básicos capazes de causar tantos benefícios são a repetição de palavras e a capacidade de deixar os pensamentos de lado. As alterações fisiológicas causadas pela meditação duram 24 horas e fazem com que o praticante se torne mais resistente ao estresse.


Uma mente sã na velhice depende de hábitos saudáveis desde a juventude. Isso porque o processo de envelhecimento começa por volta dos 30 anos, quando o órgão já atingiu sua maturidade e começa a perder até 100 mil células por dia.



MENTE SÃ

Para manter a mente em forma, é fundamental a prática de atividades que demandem esforços do cérebro. Quanto mais você exerce atividades intelectuais, como estudar, ler ou aprender novas línguas, menor a chance do desenvolvimento de doenças como o mal de Alzheimer.

Ler é um ótimo exercício, mas dormir bem também é uma forma de preservar uma mente saudável. Quanto maior a qualidade do sono, melhor a capacidade da memória. Um sono ruim atrapalha o processo de retenção. Além disso, a melatonina, hormônio que auxilia a reduzir os efeitos dos radicais livres no organismo, também é produzida durante o descanso noturno.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário